Que pescar é maravilhoso todos nós sabemos disso. E que tal tornar essa prática ainda mais divertida e segura?
O Colete salva-vidas é essencial na vida dos pescadores. Ele pode prevenir muitos acidentes e garantir a segurança em diversas situações. Acreditem, esse acessório faz toda a diferença.
E você sabia que para cada modalidade existe um colete correto? Não sabia? Então vamos conhecer!
Tipos de colete
Classe I: Eles precisam ser fabricados conforme as exigências SOLAS (Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar). Nessa classe, os itens de segurança obrigatórios incluem luz sinalizadora, gola, alça para resgate, cabo liga-náufrago, refletivos e apito. Indicado para navegação marítima, seja em águas brasileiras ou internacionais.
Classe II: Nos modelos canga e jaleco, eles são fabricados para uso em embarcações de mar aberto que naveguem apenas em águas nacionais. Também devem estar alinhados com os requisitos SOLAS, e devem possuir gola, apito e refletivos como itens de segurança obrigatórios.
Classe III: Esses são exclusivos para embarcações de navegação interior, tais como rios, lagos e beira mar. Disponíveis nos modelos canga e jaleco, devem incluir gola e apito.
Classe IV: É um item de segurança no trabalho, deve ser utilizados por trabalhadores envolvidos em operações próximas à borda de embarcações, suspensos por pranchas ou outros dispositivos onde exista o risco de cair na água. Os itens de segurança obrigatório desta classe variam de acordo com a situação.
Classe V: Coletes próprios para atividades esportivas, como banana-boat, jet-ski, esqui aquático e até mesmo pesca. É o caso do colete Neoprene. Em águas nacionais, permite homologar até 24m em embarcações em águas abrigadas ou até 5m em mar aberto.
Deu pra conhecer sobre cada um né? Agora não tem mais desculpas para não utiliza-lo. Nunca se esqueça de escolher o colete adequado, sempre verificando o tamanho e a sua fabricação.
E lembre-se: segurança sempre em primeiro lugar!
PORTO VELHO ESPORT FISHING . Todos os direitos reservados.
Deixe um comentário